3.3.11

Vitórias morais...

Pelo que tenho seguido ultimamente nos jornais, blogs, conversas, "etecétera" e tal, parece-me que o MpD já encontrou as suas vitórias morais: primeiro foi a aceitação da derrota por parte de Carlos Veiga, como se de grande gesto se tratasse; segundo foi o veto do PR ao Estatuto dos Magistrados.
Logo após as eleições, foi ver o "sururu" causado - pelos militantes do MpD é certo - em torno do facto de CV ter "aceite" os resultados. Mas, uma pergunta: tinha ele alternativa? Devo dizer que para mim, ele pretendeu arrumar a questão, para rapidamente pensar no "next step" e na estratégia de se manter no comando do partido. Ao partilhar esta minha leitura, ouvi que estava a "implicar com o homem" e que "devia deixar os adversários em paz". O que sucede é que eu tenho as minhas leituras e exponho-as, independentemete do que as pessoas possam pensar!
O resultado, a seguir foi o que se viu: um Carlos Veiga "pujante", raivoso, bem ao seu estilo, a legitimar por intermédio da CP a sua manutençao no cargo e a disparar declaraçoes na imprensa nacional e estrangeira a falar de "grande fraude", "compra de votos", "dinheiros de fora" e "lutas desiguais"!!! Acto contínuo, os seus indefectíveis surgiram na arena, também eles raivosos (será que prevendo o seu fim político?) a fazerem o mesmo...o pior foi o zurro que veio do Norte, depois do surto de afonia angustiante, que se seguiu à sua derrota...
Agora pergunto: face às declaraçoes dadas por CV hoje, em que ele afirma que JMN deve ser indicado para PM, deveremos todos bater palmas ao homem pelo desapego ao poder e pela lição de democracia??
A outra "vitória moral" que eles tentam impor é o veto do PR ao Estatuto dos Magistrados. Acho essas questões ridículas. Existe um principio de separação e interdependência de poderes, plasmado na Constituição da República. O PR, no exercício de suas funções, se considerar que deve vetar um diploma o faz e justifica as suas razões. Cabe ao Governo, ou ao Parlamento reavaliar o diploma e fazer as correções necessárias. É tão simples quanto isso. Num estado de direito democratico, as leis e as instituições são respeitadas e foram feitas para serem cumpridas. É que eles ainda não se acostumaram a isso!!
Na minha opinião, se o MpD quiser uma vitória moral, o que deveriam fazer era o seguinte: confrontar CV e convidá-lo a abandonar a liderança, abrindo espaço a novas lideranças, novas dinâmicas e SOBRETUDO a novas práticas/atitudes políticas e novos discursos...aí sim, estariam a dar um bom contributo à democracia neste país!!

2 comments:

mais um.. said...

não percebi patavina...

6 pomposos e extensos parágrafos para dizer:
"era obrigação do mpd aceitar os resultados, que o mpd aceitou"??

Edson Medina said...

Proxima vez nta fazeb um dzenhe...kem sab bo intendê!
Braça pertód,
EM