28.5.12

O que mais falta acontecer?

Não se trata do aumento de preços dos combustíveis, muito menos da desculpa esfarrapada e repetida até à exaustão, da privatização da década de 90. É pura incompetência do Governo em gerir a Electra e o pior, é que parece que autoridades e a tutela da área estão completamente perdidas sem saber o que fazer…e como fazer.

Em plena crise económica, com os problemas do desemprego existentes em Cabo Verde - que todos conhecemos - com a necessidade de aumentar a competitividade das nossas empresas e as exportações assistimos, nos principais centros urbanos, a um autêntico colapso energético.

Desde Maio do ano passado que esta agonia tem-se agravado para as populações, para os empresários. Será que o Governo tem noção dos danos e a má imagem que esta situação acarreta, junto aos investidores estrangeiros? Assim, como será possível implementar a tão anunciada “Agenda de Transformação”? Qual será o resultado caso se efectue um estudo do impacto económico e do prejuízo que as 12, 14, às vezes 24 horas sem energia têm causado à economia nacional? Caso não haja estudo, é outra prova de falta de seriedade no tratamento desta questão.

Estamos perante uma postura de desresponsabilização, sem precedentes. Até parece que o problema não é do Governo! De tanto usar o discurso dos problemas da década de 90, terão mesmo se convencido disto. Assiste-se a um desviar intencional das atenções do primordial, com discursos e actos pra “encher os olhos”, quando o problema é que estamos com uma CRISE ENERGÉTICA!!

Mas há ainda a situação do público em geral! E aqui o problema é igualmente grave, pois trata-se de um profundo desrespeito ao consumidor. E da Electra não se sabe nada. A cidade da Praia arrasta-se agonizante e irremediavelmente para o caos e ninguém parece ter soluções à vista! Não há uma cara, uma autoridade que assuma o fracasso desta empresa. Não há coragem política para tomar decisões e a situação mantém-se, num misto de calamidade pública e vergonha nacional Ninguém assume que a estratégia montada e implementada nos últimos anos falhou. Perdeu-se o compromisso com a verdade, optando pela fuga em frente, numa atitude covarde!

A situação é o que se vê: um completo descaso, a tal ponto que o partido no poder, reunido em CN no último fim-de-semana, nem sequer agendou e discutiu a crise energética em Cabo Verde. Ou pelo menos se o fez, da reunião não saiu nenhuma indicação de medidas e acções que apontassem no sentido de se solucionar a crise. Uma vergonha! A falta de sensibilidade da maioria para com este problema é, no mínimo, patética e caso para se dizer: o que mais falta acontecer?

No comments: