28.10.09

A primeira missão de Veiga como líder do MPD: como se mete o pé na poça!

Acompanhei a visita realizada pelo recém "entronizado" líder do MPD, Carlos Veiga, à ilha de S. Nicolau. Primeiro dizer que não me surpreendeu! Já estava à espera que ele fosse e que dissesse o que disse: falta de sensibilidade do Governo, falta de actuação das Câmaras e das instituições responsáveis, necessidade de uma acção forte e todo aquele blábláblá, a que já estamos acostumados.
Segundo, o que Veiga não falou - o que também não foi surpresa para mim - foi de soluções. Igual a si próprio, não apresentou soluções para a problemática dos deslizamentos de terra e as medidas que devem ser adoptadas para evitar tragédias e situações idênticas no futuro. Qual iniciante, Veiga não apontou as técnicas que há em termos de ordenamento de território, não mencionou os PDM e como devem ser vinculativos na expansão das vilas, o respeito escrupuloso que deverá ser feito aos cursos de água, as tecnologias e estratégias de inibição de deslizamentos.
Como quem vai com muita sede ao pote e com necessidade de alimentar a ala "rabentola" do seu partido, Veiga não falou sobre a estratégia de definição de uma política habitacional no país que tem as suas especificidades, pela forma como cresceram as Vilas, Cidades (e não é que o MPD sempre foi poder autárquico em SN?), sem ordenamento, não levou em conta (ou não quis levar em conta, porque conhece muito bem!!) a problemática da questão fundiária no país. Qual messias salvador da pátria, Carlos Veiga foi a S. Nicolau, como disseram e bem os autarcas locais, "brincar com o infortúnio das pessoas dessa ilha"!
E quando eu peço ideias, dizem que ainda é cedo, ou que estão a ser "geridas" a nível interno. Brincadeira tem hora, né!!

No comments: