14.10.09

Quo Vadis MFL?

Manuela Ferreira Leite negou-se a qualquer tipo de entendimento com José Sócrates para dar governabilidade a Portugal, depois dos resultados eleitorais que determinaram a maioria relativa ao PS.
Aos partidos políticos exigem-se-lhes que tenham postura de Estado para determinadas questões de regime. Assim, o PSD deverá assumir claramente suas responsabilidades no que diz respeito à criação de condições de governabilidade para o Estado portugues, mas em última análise para a sua própria sobrevivência e do sistema político.
Com essa postura, MFL estará a fazer política de "terra queimada", já que foi pedida a sua cabeça, dificultando a vida à próxima liderança, ou estará tentando provocar a queda prematura do Governo? O certo é que optando pela segunda, via corre o risco de Sócrates aumentar a sua maioria. O maior número de votos conquistado pelo PS nas autárquicas poderá ser um prenúncio!

2 comments:

Edy said...

Face a posição do PSD e do PP,acho inevitável a governação "solitária" do PS..é que,à esquerda do PS,os partidos com assento parlamentar também não estão interessados em coligação ou acordos parlamentar;e ainda tem o facto de ser preciso o BE e o PCP estarem juntos para,mais o PS,chegarem a maioria absoluta:algo que é "quase" inimaginavel...advinha-se bons tempos para os analistas políticos..
abraço

Edson Medina said...

Edy,
esta estrategia irresponsavel e de "terra queimada", lembra-me um partido da mesma familia "democrática"...
Num artigo escrito ha duas semanas, sugeria a possibilidade de Sócrates optar por uma estrategia suicida de provocar a queda de Governo e voltar reforçado, à semelhança de Cavaco!
Abraço...