28.12.09

O acordo para a Revisão Constitucional: quando os políticos apenas estão cumprindo o seu papel!

Causou-me espanto o destaque dado na retrospectiva 2009 - que passou ontem na TCV - ao acordo (finalmente) para a Revisão Constitucional.
Os jogadores de futebol são pagos para fazer golos, as actrizes para representarem, assim como os funcionários públicos para trabalharem na função...pública. Os pilotos recebem o seu ordenado para pilotarem aviões, assim como as médicas, os pedreiros, os pescadores, têm a sua remuneração pelo trabalho feito e nem por isso são destacados,quando simplesmente se resumem a desempenhar o seu "papel social".
Então porque haveria de ser diferente com os políticos?! Eu acho que os acordos e os consensos situam-se no "core business" dos partidos políticos e, por isso, dos dirigentes partidários, que é: trabalhar para se atingir o bem comum e promover o bem-estar dos eleitores ( a grosso modo). Portanto não vejo que o acordo conseguido, entre os dois maiores partidos, seja um destaque de 2009. Seria destaque, pela negativa, caso isso não acontecesse. Sem contar que esse acordo é mais um truque maquiavélico de quem ultimamente tem-se apresentado como o "viabilizador das grandes questões nacionais", bem ao jeito do seu tique de querer ser o "salvador da pátria"! É só ver no que se cedeu e o que (não) se acrescentou.
Mas...Bem os comentadores são pagos para...comentar!

2 comments:

Amigo MpD said...

É minha impressão ou estas a considerar Carlos Veiga mais inteligente que o PM, afinal das contas para ele conseguir um acordo aos seu estilo, Jose Maria Neves teve de ser levado na conversa.
Agora sobre a tua estranheza, eu discordo plenamente, quando se consegue algo de bom, mesmo sendo politicos, deve ser realçaldo, a nossa sociedade ja é negativa o suficiente, precisamos mudar a cultura negative para o positivo, Estão de parabens os dois lideres partidarios.

Edson Medina said...

Meu amigo mpd...vc acaba por chamar CV de maquiavélico e possuidor de tiques, ou no minimo reconhece que ele assim procede...
Mas, em relação à sua pergunta: não! Não se trata de um ser mais esperto que o PM, aliás é um ACORDO, ou seja há propostas das duas partes. O que eu chamei atenção foi ao oportunismo da viabilizaçao por parte do mpd, pois todos nos lembramos do finca pé em relaçao a algumas questões, anteriormente consideradas primordiais...
Abrs,
EM