9.6.09

InteractiCidade

É gritante a falta de civismo nas estradas da Praia. Eu tenho o privilégio de já ter conhecido todas as ilhas habitadas de Cabo Verde e digo: há coisas que só se vêm aqui, na ilha de Santiago. Condutores que sobem em passeios para fugir aos "engarrafamentos", ultrapassagens perigosíssimas, paragem e estacionamento em lugares proíbidos, o descaso total com quem está estacionado e é "bloqueado", condutores que param em plena via pública para conversar, dar boleia, às vezes em fila dupla, em plena avenida. Todos nós conhecemos o que é o trecho rotunda do Sucupira-Ponte Vila Nova!!É uma baderna, uma bagunça, é uma vergonha!! Estamos a caminhar para a anarquia total, para uma selva e não há quem tome medidas. E os animais são de toda a espécie (e vou citá-los de acordo com o lugar que ocupam na cadeia alimentar): condutores de hiaces, taxistas, condutores de autocarro, privados, motoristas de carros do Estado (sim, de chapa amarela), agentes da polícia, etc.
Não querendo que isso pareça uma Sessão de Perguntas ao Governo, digo: para quando polícias na rua a controlar e a multar essas infracções? Para quando o sistema de pontuação nas cartas, para apreensão, para quando um código de estrada mais rígido? Por que não pensar num sistema de câmeras espalhadas pela cidade para controlar o trânsito? Quando começa um controle mais acirrado sobre as escolas de condução, que nos últimos anos proliferaram fazendo deste metier um verdadeiro negócio?
Eu continuarei fazendo a minha parte: dou umas valentes buzinadelas, xingo os palhaços e vou anotando as placas, mesmo que não resolva. Só que resolvi ir além: este espaço no blog se chamará apartir de agora "InteractiCidade" e servirá para denunciar a falta de civismo (não queria dizer ordinarices) dos CIDADÕES da Praia. Você que segue o impresondigital, sinta-se à vontade para me enviar denúncias, os actos, se quiserem, até fotografias. Prometo confidencialidade!

2 comments:

MORPHEUS said...

Edson,
O sistema de pontuação nas cartas seria uma saída, mas para isso é necessário as tais câmeras que referiste. Se já não existe policiamento nas ruas, para quando as benditas câmeras?
Enquanto isso, xingue, buzine e denuncie esses "leões" e "tigres", porque as cabras gazelas" e as "girafas" agradecem!

Maky Silva

Unknown said...

Eu xingo! Buzino! e não me venham dizer que estou a perder tempo e a cansar a minha beleza! não me conformo! não me conformarei! reclamarei até ao fim! e não me stresso com isso, sinto-me viva pelo contrário!