24.7.09

Corrupção, um mal TAMBÉM nosso!

E para comprovar que a corrupção não é um mal sómente de Cabo Verde e África, queiram acompanhar esta noticia...

7 comments:

Amílcar Tavares said...

Mas, havia dúvidas sobre isso?

A única questão que acho pertinente, e que realmente me importa, é saber se aquela que existe em Cabo Verde é prejudicial para o país, ou não. Se há combate eficaz, ou não.

Rejubilar por que os outros, afinal, também têm, acho um pouco saloio. Penso eu de que...

Redy said...

Pois... mas lá os gajos são presos, enquanto que por por aqui...

Edson Medina said...

Relativamente ao cumprimento das leis, verificar o que eu disse no post a seguir sobre a corrupção em Cabo Verde e o que nos dizem os dados.
Quanto ao "rejubilar" eu diria: olhe que não, olhe que não Amílcar. O que eu quis confirmar é que a corrupção é um mal social, decorrente de sociedades humanas e que deve ser encarada como tal, de forma aberta, como maneira mais eficaz de a combater. A corrupção é mal e como tal traz prejuízos a qualquer Estado e, no nosso caso, reitero que deveremos sofisticar os mecanismos de luta e "punir severamente os culpados, sem corporativismo político"

Edy said...

Edson,
concordo plenamente que a corrupção é um mal social..de resto,o sociólogo americano Mark Grannoveter explica isso muito bem no seu texto "A construção social da corrupção" que podes encontrar aqui(http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/1832/1606)
abraço

Edson Medina said...

Edy,
além de ser um mal, deve ser encarado como um acto, um facto social. O problema é quando o naturalizamos e deixa de merecer a reprovaçao social e o enquadramento criminal...

Djoy Amado said...

Oi, Edson

Eu penso que nós precisamos cultivar mais a perspectiva comparativa, para acabar com essa mania de arrogar certos defeitos e virtudes como exclusividades nossas. Valeu por esta perspectiva do POST.

Edson Medina said...

Exatamente Djoy,
sem querer legitimar a corrupção, porque acontece noutras latitudes, queria demonstrar que não é um fenómeno, defeito no caso, só nosso...
EM