7.8.09

Bases americanas na Colômbia e o prenúncio de uma nova crise na América Latina

Álvaro Uribe, presidente da Colômbia esteve nos últimos dias num périplo pela America Latina, a explicar aos seus homólogos a colocação de americanos nas bases militares da Colômbia. As reacções não se fizeram esperar: desde manifestações de apoio, nomeadamente de Garcia do Perú, às mais moderadas como Bachelet do Chile, passando por questionamentos sobre garantias de não ingerência em questões nacionais feitos por Lula e, claro está, posições mais radicais quer de Morales, quer de Chávez deixando no ar a possibilidade de confronto armado!
Trata-se de uma questão de soberania nacional da Colômbia no que toca ao combate ao narcotráfico - garantia dada por Uribe - o grande problema deste país, principalmente quando indícios há de que este negócio ilícito anda a financiar a guerrilha. Por outro lado entende-se o receio dos vizinhos sul-americanos. Se por mero receio e "trauma" do papel do exército americano e da CIA na instauração das ditaduras militares durante as décadas de 60, 70 e 80; se por confrontar os principios de soberania dos outros Estados; ou ainda se será por confrontar a gradual estratégia dos líderes latinos-americanos de autonomizar a politica externa dos seus países, em relação aos EUA!
O certo é que Uribe, do ponto de vista estratégico, poderia discutir essa decisão no quadro da Unasul, dentro de determinados parâmetros, dando as explicações necessárias e desfazendo possíveis equívocos e, caso se registassem as mesma reacções, apelar à soberania e interesse nacionais da Colômbia. Em todo caso acabou dando mais um flanco à esquerda bolivariana!

No comments: