20.8.09

A ditadura do consenso e a "solução final": lista única liderada por Carlos "Salazar" Veiga

José Luis Livramento veio a público demonstrar a sua satisfação pela possibilidade de um consenso em torno do nome de Carlos Veiga, a quem ele um dia chamou de Salazar. Não entendo essa preocupação exacerbada pelo consenso quando os partidos encerram na sua génese o conflito, o debate e a confrontação de ideas e projectos. Não deixa de ser sintomático que o MPD, estando na oposição e reclamando uma mudança de Governo nas próximas legislativas, não consiga promover uma dinâmica interna capaz de se renovar e apresentar uma alternativa credível, volvidos 10 anos, e tenha que recorrer ao antigo líder e a uma "solução-final-de-consenso-quase-que-forçado. Um partido que se auto-intitula com vocação de poder e que personifica a alternativa, no sentido estrito do termo, ao PAICV tem que ser capaz de gerar dinâmicas internas capazes de galvanizar o eleitorado e não recorrer ao apelo saudosista de uma liderança que talvez não tenha mudado de estilo e resgate práticas pouco democráticas da década de 90.
É caso para se perguntar, afinal do que se trata: um mero entendimento para se partilhar o poder entre alguns alimentando satisfações pessoais, ou trata-se da governação do país? O que vislumbro são táticas unicamente para se apoderar da máquina do Estado e retirar daí seus benefícios.

4 comments:

Edy said...

O mais "triste",para mim,é verificar que não existe uma renovação dos quadros políticos do partido (ou os mais novos que lá estão não tem sabido criar o seu espaço de influência)...10 anos de poder mais 10 anos de oposição para no fim recorrerem aos políticos de há 20 anos atrás...se isto não é mesma coisa que dizer que os novos políticos do partido e,principalmente,a actual direcção não dão garantias de ganhar as próximas eleições,é o quê mais?

Edson Medina said...

Edy,
é deprimente, principalmente quando se deixa perceber claramente, por parte dos proprios dirigentes que os "entendimentos" são necessariamente com Veiga à cabeça. Não há outra hipótese! Que ele seja incontornável no partido sim, mas...insubstituível? E querem assim ganhar a eleição!

Anonymous said...

I reаlly like theѕe! Ӏ acquіred the El Pasо, Noω there is no quesіon thаt ωe
aге NOT cigarеtte smoκіng a tοbaсco cig.


Here is my web-sіte :: green smoke usb charger blinking red

Anonymous said...

Just about every participant observed benefits all through
the evaluation.

Here is my web blog ... flex belt coupons