26.8.09

Tortura legítima e a guerra sacrossanta contra o terrorismo

Documentos dados a conhecer pela imprensa americana denunciam a prática reincidente de tortura por parte de agentes da CIA, para coleta de informações de supostos terroristas da Al Qaeda. Na verdade não é nenhuma novidade, na medida em que a tortura é usada pelos EUA há varios anos. O que esperamos que aconteça é que os perpetradores, directos e os morais sejam acusados e levados à barra do tribunal para responderem pelos seus actos, quem quer que sejam. A famosa "War on terror" dos EUA, legitimada por um discurso religioso até, já demonstrou ter causado mais dor a familias de ambos os lados, o que poderia ser evitado com outra abordagem à problemática da Al Qaeda e dos actos terroristas por esta organização efectuados. Mais dados sobre este assunto, aqui.

10 comments:

Amílcar Tavares said...

Também espero que sim.

PS: Com muita pena minha, é só no Ocidente é que se vê estas saudáveis práticas de responsabilização, investigação jornalística, e por aí fora...

Edson Medina said...

Amilcar,
concordo contigo que a investigaçao jornalistica deve ser "exportada", mas o facto de se responsabilizar as pessoas, levá-las a tribunal, etc, não legitima uma prática que vem se tornando habito por parte dos EUA, ao longo dos anos: a tortura e a opressão dos não-aliados, sob a capa do "estado de guerra". Os desmandos, as torturas, as ilegalidades sao muitas. A guerra, quer no Iraque, quer no Afeganistão é um acto falhado e Obama persiste neste erro...poderá ser a sua armadilha!

Anonymous said...

Já agora, que "outra abordagem à problemática da Al Qaeda" sugeria o nosso cientista político de plantão?
Rgds

Edson Medina said...

Para começar, anónimo, uma política de apoiar que o Afeganistão deixe de ser um narco-Estado e canalizar recursos para o reforço institucional, da educação e saúde. O Afeganistao é um país pobre, governado por um Sr. da guerra, rodeado de corrupção, sem seriedade e sem honestidade. Por outro lado trabalhar no sentido de neutralizar ou minimizar a interferencia dos países vizinhos, tais como India, Pakistao e Irão. anónimo, o Afeganistão é um país que sofre a intervenção americana há 8 anos e não se consegue manter a segurança nem na área verde, tendo se verificado ataques bombistas a escassos metros do Palacio Presidencial por altura das eleições. É um Estado em guerra civil também porque as estratégias que os EUA têm vindo a utilizar ao longo dos 3o se repetem...mais soldados, anónimo, não trarao a paz.
Espero que estas linhas te satisfaçam, anónimo, mas não cabe a mim sugerir as estrategias adequadas. Trago apenas ideias...
Edson Medina

Anonymous said...

Mas nós gostamos de conhecer essas ideias.
Voltaremos a questão.
Abraços

Amílcar Tavares said...

Vamos pôr, então, a coerência neste debate.

É pacífico, pois estamos todos de acordo que, as atrocidades devem ser julgadas. Logicamente, Fidel Castro também deverá ser julgado pelas torturas e outros atropelos aos Direitos Humanos que aconteceram e acontecem em Cuba.

Não é verdade?

Edson Medina said...

Volta anónimo, volta, mas com dados e sugestões de como vencer os talibãs!

Amilcar:Do mesmo modo que Margareth Thatcher, Eisenhower (que preparou a Baia dos Porcos)JFK (um dos maiores democratas que autorizou a "Baía dos Porcos), e todos os outros presidentes americanos, que autorizaram e executaram as ditaduras da america latina, os lideress africanos que promoveram chacinas e que já foram apoiados/foram apoiados pelo Ocidente...de facto bem gostaria de viver no mundo das maravilhas, mas não consigo!

Amílcar Tavares said...

O Edson não respondeu à minha pergunta. É simples, parece-me. Quase que de sim ou não.

Edson Medina said...

Amilcar,
além de ter respondido, sugeri outros nomes que deveriam fazer companhia ao Castro. E já agora uma pergunta de "sim" ou "nao": achas que estes nomes deveriam ser julgados, ou nao?

Amílcar Tavares said...

A resposta à tua pergunta está aqui.