20.8.09

Cabo Verde, Estado e Nação: as dez gotas que se destacam no meio do Oceano!

Não me canso de referir que o grande problema da África tem a ver com as sucessivas lideranças que tem dirigido os países.
No contexto da instalação de uma nova ordem internacional e diversificação das formas de interacção entre os Estados que surge o conceito de cooperação internacional, enquadrado no princípio de "Estado Constitucional Cooperativo", virado para a realização dos direitos humanos e a consecução da paz. Neste novo paradigma, o conceito de "Boa Governação" surge como um critério fundamental de elegibilidade, o que faz de Cabo Verde um caso de sucesso e o numa posição de destaque. Não me canso de referir que o grande problema da África tem a ver com as sucessivas lideranças que têm dirigido os países.

2 comments:

Edy said...

Pois é Edson,
o problema é a liderança,os líderes que estão no poder...é visível a confusão daqueles que advogam que o mal da África são as ajudas financeiras-humanitárias por parte dos países ricos: para eles o "mal" é o dinheiro e não as pessoas que "governam" os empréstimos e,por isso,a solução é parar com as ajudas em vez de buscar a solução nos critérios da governação,incentivar uma governação transparente e o aparecimento de líderes capazes...e o resultado dessa posição so pode ser países sem ajuda financeira e com dirigentes corruptos.

Edson Medina said...

De facto a cooperaçao internacional nao tem sido outra coisa que manipular, exercer influencia ou ainda "presença discreta"...