14.8.09

As estratégias Incas e os ensinamentos daí advenientes

Já se sabia que os Incas eram das mais evoluidas civilizações da América pré-colombiana, dominando 700 idiomas e reunindo várias nações. Eram conhecidos também pela arte da guerra, embora neste requisito hajam controvérsias, nomeadamente os últimos estudos do pesquisador Alex Chepstow-Lusty, que afirmam que antes de serem guerreiros, os Incas souberam aproveitar as alterações climáticas a seu favor.
O aquecimento global da época fez com que lagos responsáveis pelo fornecimento de água dos povos vizinhos (e inimigos) secassem e tornassem inviável a prática da agricultura. Os Incas por seu turno, aproveitaram o degelo para criar sistemas de irrigação evoluídos permitindo aumentar sua produtividade agrícola e conquistar novos terrenos e também, recuperar solos degradados aproveitando a árvore Alnus Acuminata.
Esta pesquisa lança o olhar sobre outros períodos do degelo e alterações climatéricas do planeta terra, na medida em que foram encontrados sedimentos, quer no lago Titicaca, quer no lago Marcacocha que apontam para um grande stress hidríco e comprova, mais uma vez o grande combate que se travará no futuro pela água do planeta. Mais dados sobre a pesquisa, aqui.

No comments: