6.8.09

A visita de Hillary Clinton, os nossos ciúmes e os dos outros...

"Cabo Verde é um país democrático, bem administrado e que utilizou extraordináriamente a assistência económica dos EUA, nomeadamente o MCA. Esta viagem reafirmará a nossa amizade para com Cabo Verde." ; "Cabo Verde é um vasto potencial para se tornar um parceiro transatlantico em actividades regionais de interdição, numa plataforma para colheita de informação e de mediaçao do diálogo na Guiné-Bissau."
Em tempos de "Estado da Nação", imaginariamos que estas frases fossem ditas por um governante caboverdiano qualquer. Mas não! A primeira é o Press Release do governo americano, com as justificações da passagem de HC por CV e a segunda foi dita por Johnnie Carson, sub-secretário de Estado para África, numa audiência na Comissão de Negócios Estrangeiros, do Senado Americano.
Mostra que os EUA vêm em Cabo Verde um importante país, capaz de personificar uma parceria estável, nesta sub-região. E com o intuito de reafirmar isso, colocaram este arquipélago na agenda do Governo, o que nos abre grandes perspectivas. Até no nosso país vizinho, o Senegal, uma potência no sector marítimo e aéreo na região, rivalizando com nossa magnífica situação geográfica, deu origem a um debate nos círculos governamentais e diplomáticos, no seguimento de uma carta do Ministro de Estado e Negócios Estrangeiros a Washington, pelo facto da não inclusão deste país na agenda da deslocação!
Nós de cá e por cá, fazendo "papel de urso", tentamos minimizar a visita, relativizando os dossiers a serem discutidos e o papel que o nosso país desempenha, actualmente, no cenário internacional!

No comments: