18.8.09

Jorge Santos e suas personagens: de bobo da corte a cisne entoando o ultimo canto

Muito se tem especulado sobre a eventual candidatura, ou não, de Jorge Santos confrontando Veiga. Do ponto de vista institucional, JS tem todas as condições reunidas para ser candidato do MPD: liderou o partido nos últimos anos; foi sob seu comando que o MPD averbou a vitória nas autárquicas 2008; é presidente ainda não existindo nenhum crise institucional grave que possa por em causa a sua liderança; o MPD é um partido aberto e com um certo percurso, que aceita no seu seio diferentes sensibilidades.


Contudo o problema maior de JS situa-se no plano estratégico. Na verdade o actual timoneiro denota fragilidades sérias: não domina os dossiers do país; habituou-se a fazer a política de guerrilha das Câmaras Municipais o que não lhe confere uma dimensão de político nacional e homem de Estado; tem um discurso que tenta a todo custo mobilizar os "rabentolas" do MPD; perde na disputa directa com JMN, fazendo com que o MPD clame por outra liderança.
Mas o que é angustiante, para ele e para quem eventualmente o apoie, é sua estratégia, até agora. Não se posiciona frontalmente, fica com um "papo enrolado" de "criar as condições para um MPD forte e preparado para ganhar as legislativas 2011". A meu ver o pacote que JS negociou com CV envolve a tentativa de provocar o desgaste de JMN, para que CV encontre o caminho mais ou menos facilitado. Só isso explica a vontade reiterada de JS debater com o PM, nesta época do campeonato. Neste caso estará a fazer o papel de bobo da corte, ou de um cisne no seu último canto!

2 comments:

Anonymous said...

bem visto. Em resumo, Jorge Santos é o homem do lixo dos rabentolas. Agora, a questão é saber quanto vai ganhar por este papel de capacho vermelho p´ro Veiga passar que ele está a desempenhar agora.

Edson Medina said...

O cestinho deverá ficar recheado...é por isso que ainda nao disse nada. Nao venderá barato a alma...que ja é pouca!