17.7.09

A dimensão de Pedro Pires...

Acordei hoje com a notícia de que Pedro Pires vai se afastar da vida política. Não me causou surpresa! Pelo que eu conheço do homem devo dizer que me surpreendeu a discrepância existente entre a imagem que criaram dele, principalmente nos anos 90 e o ser humano que é e o que representa.

Numa época em que líderes mundiais, um pouco pela América Latina, Central e África tentam revisões Constitucionais, muitas vezes para se perpetuarem no poder, Pedro Verona Rodrigues Pires afirma tranquilamente que vai abandonar, no fim do seu mandato, uma actividade política longa e que colecciona sucessos, derrotas, com certeza erros e acertos. No fim poderá dizer que é um filho africano que saldou a sua dívida com o povo.
E mais não escrevo porque com certeza ele não quis que se fizesse alarido com esse facto. Deverá estar a pensar: "ma e kuza más normal ki têm"...

Força PP.

4 comments:

Anonymous said...

Edson..e vieram me as lagrimas...e mais nao digo..Excelencia!!
Sara

Edson Medina said...

Um mandatário que orgulha a qualquer povo. E a nós em especial, Sara...
EM

Edy said...

A história há de fazer justiça ao PP...

José Luís Neves said...

Pois é Camarada. Pedro Pires sabe que só pode ser assim. Não pode ser de outro modo.Duvido muito que o homem se retirasse se a Constituição lhe permitisse mais um mandato. Não lhe é permitido um terceiro mandato e seria um suicídio tentar fazer manobras para se perpetuar no poder. Em Cabo-verde não há espaços para esses malabarismos. Carlos Veiga que o diga, quando no final da década de 90 tentou truques para se perpetuar no Poder. Os politicos cabo-verdianos tiveram que se adaptar ao País que investiu muito na educação, onde há cada vez mais sociedade civil, e cujas gentes começaram a emigrar muito cedo e, que por isso, adquiriram vastas experiências e vivências por esse mundo fora. Pedro Pires foi inteligente porque soube ler os sinais dos tempos. Já saldou a sua dívida para com o seu Povo e já viveu a sua época. Agora é hora de sair e dar lugar a outros mais jovens, com uma visão mais moderna das coisas. Pode escrever um livro, brincar com os netos etc.O ritmo de Pedro Pires já não consegue acompanhar o ritmo de Cabo-verde. Pedro Pires já fez muito por Cabo-Verde, já não deve ter mais nada para dar a Cabo-Verde.


José Luís Neves