16.7.09

Horóscopo assinala: o Século Chinês

Entramos no que pode se chamar o Século Chinês...indubitavelmente! Com uma população de mais de um bilhão e trezentos milhões de habitantes, a China é hoje o maior consumidor mundial de produtos industriais e agrícolas. No ano de 2005 atingiu um total de 134 milhões de pessoas com acesso à internet. Toda essa pujança resulta da combinação de alguns elementos, quais sejam as grandes dimensões do país, a mão-de-obra e o baixo preço. Alguns prognósticos indicam que dentro de alguns anos a economia chinesa será 3 vezes maior que a americana.
Com uma classe média urbana de cerca de 200 milhões de pessoas com poder de compra dentros dos padrões ocidentais a China é a única potência capaz de desafiar os EUA, quer na Ásia, América e África, sendo que neste momento o país detém 2 trilhões de dólares em reservas monetárias, investindo um terço delas em títulos do Governo americano! Neste momento a China detém as mesmas valências que os EUA, quando no século XIX ultrapassaram a Grâ-Bretanha: dimensão geográfica, população, ,mercado interno, bom nível de instrução e moeda subvalorizada.
Fruto de um forte investimento interno por parte do Governo em infraestruturas e no incentivo ao consumo interno (crescimento da indústria de 10% e do investimento em infraestrutura de 35%) a China dá cartas neste período de crise mundial. Prevê-se um crescimento de 8% para este ano, sendo que a meta é manter o desemprego nos actuais índices de 4,5% e atingir, nos próximos anos a cifra dos dois digitos no PIB.
Daí se entender a forte campanha internacional de desconstrução da China, movida pela imprensa internacional, com as suas "denúncias"...

1 comment:

Amílcar Tavares said...

Meu caro, não vás por aí...