15.6.09

Ainda o Bairrismo

Os jogadores da Académica da Praia foram brindados com garrafadas, após a vitória sobre o Mindelense. Talvez esse facto confirme que ainda existe um bairrismo leviano entre nós e que se manifesta da pior forma possivel: pela Violência e falta da desportivismo. O que é lamentável!
Isso só vem dar razão ao que eu disse no dia 27 de Abril do corrente ano, no programa "Espaço Público" do jornalista Carlos Santos e que era mais ou menos isso: "...ainda temos alguns elementos de bairrismo nos critérios de escolha de candidatos às eleições legislativas no país..." que foi prontamente contraposto, com elementos meramente "políticamente correctos", por um dos meus interlocutores.
Entendo que o bairrismo dê origem a piadas, anedotas, mas daí a caminhar para a violência física, é grave. O mais grave é o silêncio que se nota. Não se fala, não se discute, não se comenta. É preciso uma cultura de tolerância no país. É preciso uma cultura de paz e de condenação à violência. Precisamos abandonar de vez o mito de sermos um povo de brandos costumes. Não temos um potencial de violência colectiva, contudo, em termos individuais, estamos longe de ser de brandos costumes. E para isso as escolas, as universidades devem desempenhar um papel primordial. Porque não uma disciplina de paz e tolerância. Porque não a cultura do fair play nas aulas de educação física?

1 comment:

Anonymous said...

Meu caro eu estive lá no estadio e não se passou nada disso que voce escreve aí. Verdade seja dita, o publico foi "provocado" por elementos da equipa técnica e alguem terá atirado uma garrafa de plastico, Mais nada. Hoje o bairrismo não tem nada a ver com o bairrismo de ontem, que até deu manifestão na Rua de Lisboa.