5.6.09

A lei de Gérson

Um dia escrevi isso sobre a nossa sociedade: "...irrita-me esse “nacional porreirismo hipócrita”, no qual todos batem palmadinhas nas costas, aceitam a condição e se estribam no discurso do “coitado”. Ninguém quer sair da sua “zona de conforto”, enfrentar os conflitos e transformá-los. Ninguém quer criticar, com receio que lhe chamem nomes, que é chato ou que vive a reclamar ou ainda que digam que tem determinada posição por ser deste ao daquele partido. Falam à socapa, nos cafés, à boca miúda, no estilo fofoca, sem discutir as ideias e as alternativas, preferindo “dissertar” sobre as pessoas.
Fico indignado quando vejo essa classe média/alta, de óculos escuros se desresponsabilizar, preferindo a lógica da acção colectiva oportunista e calculista, recolhendo-se nas piscinas, nos restaurantes, ou nos “discursos de diagnóstico”, jogando mais no “erro do adversário” do que no mérito próprio. Cada dia que passa mais convicto fico que a lei mais aplicada em Cabo Verde é a “lei de Gerson” (campeão do mundo da copa de 74 que numa publicidade dizia: “eu quero é me dar bem”)..." Hoje fiquei com vontade de o dizer de novo!!

3 comments:

Unknown said...

Infelizmente a hipocrisia está cada vez mais enraizada na nossa sociedad, precisamos urgentemente mudar esta mentalidade e começar a viver mais de acordo com os nossos principios, valores, opiniões que nem sempre coincidem com os da sociedade onde estamos inseridos...e quem sabe seremos mais felizes, mais honestos connosco e com quem nos rodeia.
Precisamos construir uma sociedade com uma mentalidade mais "construtiva e evoluída", sem medo de nos expor, de expressar nossas opiniões por mais contraditórias que sejam, porque é isso que enriquece uma sociedade...o que seria de nós se fossemos como carneirinhos???
Parabéns Edson pelo Blog :-)

ECF

Unknown said...

aaaaaaaaaaaaaa ainda bem que isso tem nome, assim já posso gritar que "abomino a lei de Gerson!" Já estou farta de reuniões onde ninguém diz o que pensa, mas o que acha que os outros querem ouvir! Já estou farta de todo o mundo reclamar na surdina, mas na hora de mudar, ninguém se chegar à frente; Já estou farta de ouvir falar mal dos outros, mas na hora da responsabilização, virar tudo amigo e fazer de conta que nada aconteceu! estou farta! não estou farta de ti, meu amigo Edson que és dos poucos que conheço que diz o que lhe vai na alma, não importa quem está ao redor para ouvir ou prejudicar! continua assim, beijos

Anonymous said...

intiresno muito, obrigado