19.6.09

A liberdade de Imprensa em Cabo Verde, a Censura e postura dos opinion-makers

É dado adquirido em Cabo Verde que a liberdade de imprensa e de opinião são realidades incontornáveis e irrefutáveis. Não nos servem de indicativos, somente as classificações das instituições internacionais idóneas, como a Freedom House, a Repórteres sem Fronteiras dentre outras. Uma análise objectiva e da realidade vivida no país mostra em como evoluímos neste requisito fundamental quer para a consolidação da democracia, quer para o exercício da cidadania.
O número de estações de rádio e os programas de debate neles efectuados; os canais de televisão, alguns que ainda a titulo experimental; o número de jornais impressos e on-line e a pluralidade de opiniões neles expressos; o fenómeno da blogosfera e os quadrantes nela representados, as leis aprovadas, os investimentos (falta fazer mais) na televisão; o ambiente político propício ao debate, o parlamento e outras instituições a funcionarem normalmente; o desengajamento gradual do Estado da imprensa, são alguns dados ilustram o panorama da liberdade que se vive em Cabo Verde em termos de opinião.
Não será novidade afirmar portanto, que o instituto censura, pelo menos do ponto de vista formal/institucional, é uma realidade que nós não conhecemos neste momento do percurso do nosso jornalismo. Eventualmente podemos estar a conviver com uma auto-censura de alguns profissionais da comunicação social, ou de opinion-makers, normal, tendo em conta a pequenez do nosso meio social, as relaçoes e redes que são tecidas e os interesses e laços instalados. Seria justo dizer também que há um percurso a ser feito pelos nossos meios de comunicação social, pelos nosso profissionais e técnicos que trabalham com a opinião pública, no sentido de atingirmos a imprensa de alto standard à semelhança de outros países, mais desenvolvidos.
Essa reflexão surgiu após a suspensão/retirada do ar do programa 180º da TCV. Que vinha fazendo sucesso junto dos telespectadores, tendo fidelizado muitos, é um facto. Que promovia o debate e a discussão da actualidade, também não se pode negar. Que o 180º foi inovador pela postura, pela audácia e irreverencia do realizador e dos comentadores, é indesmentivel. Mas também é verdade que o próprio necessitava de alguma reformatação, facto que foi assumido pelo colectivo dos comentadores e pelo próprio apresentador, tendo gerado várias conversas e discussões acerca do tema. Uma das constatações era que o 180º precisava se tornar auto-suficiente e rentabilizar em termos de propaganda. Outra constatação, dos próprios "assíduos" era de que precisava abordar questões dos outros Concelhos e não se quedar pela realidade da Praia. Sugestões também foram apresentadas para o seu melhoramento.
Eu considero, muito sinceramente, que não houve censura, nem tentativa de silenciar ninguém. Aliás, como já foi dito por comentadores nas suas análises: "eramos miúdos, atrevidos armados em comentadores..."Ora, quem levaria a sério tais miúdos, a ponto de os mandar calar, ou silenciar? Eu de minha parte afirmo que ia para o 180º enquanto cidadão caboverdiano, que segue a realidade do seu país e do mundo, com suas ideias, suas opiniões e com o firme intuito de as defender, com convicção e independência, independentemente de minha idade, como aliás sempre fiz. Mas eu falo por mim!

3 comments:

Anonymous said...

Foi censura sim senhor!

Anonymous said...

Nice brief and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thank you on your information.

Anonymous said...

Opulently I acquiesce in but I about the post should secure more info then it has.