12.6.09

Que país é este?!

Acompanhei o desenrolar do caso dos senegaleses e do inglês, detidos por terem entrado no país de forma ilegal. Acompanhei também algumas reacções indignadas, condenando o facto de terem sido presos, aqui na codade da Praia. Ora, os referidos senhores foram detidos na sequência de um delito que foi o de terem entrado em território caboverdiano de forma ilegal. Não será pelo facto que não se enquadrarem no estatuto de "imigrantes ilegais" que a lei, aprovada pelos órgãos de soberania deste país, não há de ser aplicada. Não há de ser pelo facto de terem aceite "solidariamente" ajudar o inglês, a troco de dinheiro, a realizar um sonho, que também não se há de aplicar a sanção prevista nas leis da República para casos semelhantes. E não é nenhuma novidade. Em qualquer país há leis para punir tais actos.
Se se quiser debater as condições das prisões caboverdianas, podemos fazer este debate. Se se quiser discutir a possibilidade de um "centro de acolhimento" - que já ficou comprovado em outras paragens ser pernicioso - é de todo legítimo, mas não me venham falar de livre circulaçao de cidadãos da CEDEAO, não me falem da parceria com a UE, não nos tentem condicionar com o facto de sermos um país de emigrantes. Aplicou-se a lei, como em qualquer país e como tem sido o hábito em Cabo Verde, no caso de interceptação de cidadãos de outros países que entrem em nosso território de forma ilegal.
Mas o mesmo se passa quando são presos criminosos cuja identidade não é divulgada, não conhecemos o rosto, a coberto do direito à imagem e bom nome e à privacidade! Mas e se fosse eu, Edson Medina a ser acusado de algum ilícito ou mesmo preso? A atitude seria a mesma? Ter-se-ia a mesma condescendência? É essa dualidade de critérios, esse "nacional-porreirismo hipócrita" que abomino e que deveremo combater urgentemente. E por isso pergunto: que país é esse?
PS: para entender o enquadramento do título com o texto, aconselho a ouvir a música "que país é este" do Legião Urbana, ao vivo, e a prestar atenção no coro com que o público responde à pergunta...



No comments: