8.6.09

A Europa "direitista"

Aparte outras análises e indo directamente "ao ponto": a direita ganhou as eleições ao Parlamento Europeu. Tem a ver com o cenário de crise e a forma como o discurso "nacionalista", conservador, anti emigraçao, de segurança e da soberania, multiplicado e consolidado pela centro-direita consegue se impor. Contudo há alguns perdedores e ganhadores que devem ser aqui mencionados:

1. Vitória de " Os Verdes". A verdadeira vitoriosa, tendo aumentado o numero de deputados e aparece agora com poder de barganha no cenário Europeu. Poderá representar uma tomada de consciencia, pelos Europeus, das questões ambientais;

2. Direita consolidada. Não obstante ter perdido deputados em relaçao a 2004, a direita, fruto de suas posiçoes mais conservadoras em relaçao à imigração, segurança, soberania, desemprego conseguiu ganhar, mesmo em países onde não representam alternativa à Governação, casos da Espanha e Portugal, sendo que na Grã- Bretanha o partido anti imigraçao conseguiu eleger 2 deputados desta vez;

3. Esquerda derrotada. Quer em Portugal, Espanha e Grã-Bretanha, onde são poder, quer na França e Alemanha que representam a oposição, a esquerda perdeu. Se por um lado tem a ver com a forma pouco eficaz de lidar com a crise e ser por assim dizer, um "yellow card", por outro tem a ver com a "herança do passado" (das medidas de Schroeder) e a falta de liderança e de alternativas.

Assim: Gordon Brown está em maus lençóis, Sócrates terá que analisar os resultados, Zapatero melhorar seu desempenho, Merkel ter boas perspectivas para Setembro e Sarkozy relaxar depois de um desgaste com questoes trabalhistas. Nós os africanos teremos que nos precaver e saber que agora os europeus só nos querem se formos "imigrantes qualificados".

3 comments:

Anonymous said...

Acho que com uma afluência às urnas a nível europeu de 43%, não se pode tirar grandes ilações e alguns resultados "esquisitos" que trazem para as manchetes alguns partidos obscuros mostram isso mesmo.

Edson Medina said...

Perfeitamente de acordo Amilcar. A abstenção normalmente prejudica quem está no poder, aliás é utilizada como uma forma de manifestar descontentamento. Quanto aos partidos "obscuros", aproveitam-se do cenário de crise, acirram o seu discurso, manipulam a opinião publica e conseguem esses "resultados".

Cesar Schofield Cardoso said...

Este tipo de texto, acho que pode ser um grande incremento de qualidade na blogosfera caboverdiana. Análises curtas e esclarecedoras, que suscitam reflexão e debate.

Posta todos os dias man.